A busca pela felicidade e o empreendedorismo

Revista Duo Joinville, Outubro 2019 - Coluna Duo Relatos, Por Kel Boaretto

Projeto Sabedorama Na Mala

-


O ser humano, há centenas de anos, discute como encontrar a tão desejada felicidade e muitos veem no empreendedorismo a oportunidade ideal de fazer isto acontecer. Afinal de contas, ele proporciona liberdade de criação, autonomia, flexibilidade de tempo, aprendizado constante e é claro, o trabalho com propósito!


Porém o que poderia ser tão simples, como construir um negócio dos sonhos e ser feliz para sempre, se encontra com infinitos desafios, obstáculos, incertezas, e a tão idealizada felicidade torna-se cada vez mais distante.


E é exatamente por este motivo que eu preciso te trazer para a realidade e te contar que empreender é desafiador. O preço que pagamos por essa escolha é alto, afinal são muitas renúncias, como a de momentos de lazer e viver sem preocupações, por exemplo. Então se você acreditar que sua felicidade depende do seu negócio, ela certamente será utopia.


Existem dias em que dormirmos frustrados, achando que estamos no caminho errado e que nada faz sentido, e no outro acordamos nos sentindo superpoderosos e prontos para salvar o mundo, onde nada vai nos derrubar! Uma verdadeira montanha russa. Então como ser feliz a todo momento se vira e mexe estamos em uma queda livre e de cabeça para baixo?


Quando escolhemos por empreender temos a oportunidade de externar em nosso negócio nossa própria visão de mundo, criar um produto ou serviço que seja de fato em um formato que realmente acreditamos, e hoje mais do que nunca cresce consideravelmente o número de pessoas que o fazem por propósito, pois querem contribuir com a sociedade, com seu público alvo, e com o planeta!


Mas o que eu realmente quero te dizer, é que a gente não tem como ajudar o mundo sem conhecê-lo, e muito menos sermos felizes vendo a vida passar de dentro do escritório. E eu sei que você não tem encontrado tempo, que está imerso no seu negócio e que seu dia a dia tem sido apenas trabalhar, mas olhe para fora, abra os olhos, a vida é linda e precisa ser vista para que a gente pare de complicar o que é tão simples: ser feliz!

Sua felicidade não está no dia em que sua empresa decolar, assim como não está no amanhã. Além disto, sua felicidade não está em fatores do mundo externo, então você não precisa ser bem-sucedido para ser feliz e muitos menos ganhar rios de dinheiro. Acredita em mim, você precisa ser você mesmo, comprimir com seus valores e ser fiel com seu talento criativo, o resto é bônus!


Seu negócio pode te trazer infinitos momentos de alegria, nas não deposite nele a esperança por sua felicidade. Enquanto a felicidade é perene, confere um sentimento de paz interior e é extremamente pessoal, a alegria está ligada a fatos, e é a manifestação visível da felicidade. Por tanto, sua felicidade deve ser um estado de espírito independente de fracasso ou sucesso, afinal você pode ser feliz e não estar alegre em um determinado momento, e o contrário é verdadeiro também, você pode não estar feliz e ter momentos de alegria.


Para o homem ser feliz, segundo Aristóteles, ele deve viver conforme sua essência e de acordo com sua razão. Um verdadeiro mergulho interno para compreender que a vida é feita de altos e baixos, e sempre será, então acostume-se com a montanha russa, e se divirta com ela, sem idealizar uma vida sem obstáculos. Não perca mais tempo, seja feliz agora, o hoje é um presente e a única coisa que a gente realmente tem.


-


# Dicas


Vá conhecer o mundo: Não precisa nem ir muito longe, Imbituba/SC fica a apenas 250km de Joinville/SC.

Onde se hospedar: Hospedaria Ponta da Piteira em Imbituba/SC – Exclusiva para casais, com apenas 6 suítes e é petfriendly! Seu pet vai amar te levar para passear. :P (@hospedaria_ponta_da_piteira)

Onde Jantar: Restaurante Mirador – Com vista para o mar. Sua especialidade? Frutos do Mar! Nhami. (@restaurantemirador)

O que fazer: Safari com a Baleias a Vista para ver as Baleias Franca. De julho a outubro é a temporada certa para este turismo sustentável, que promove a preservação da espécie e incentiva estudos científicos. Acredita em mim, é surreal! <3 (@baleiasavista)

Entenda: Você pode ser feliz e apenas não estar alegre. Ninguém sempre estará!


Saiba mais:

Revista: @revistaduojoinville

Siga: @sabedorama e @kelboaretto, para ficar por dentro de todas as novidades e acompanhar em tempo real o #sabedoramanamala

Texto originalmente publicado na Revista Duo.