A construção de uma marca de valor

Atualizado: 4 de Ago de 2018

Por Elizandro Duarte

-


Das primeiras horas do dia até o momento do descanso após uma jornada de intensa atividade, realizamos diversas ações e tomamos muitas decisões. E de maneira direta ou indireta, na maioria absoluta dessas atividades estamos cercados por grandes marcas. Desde o café da manhã, passando pelo trajeto até o escritório, na academia durante os treinos, ou nas horas de lazer com a família, as marcas desempenham um papel importante em nosso cotidiano.


Afinal de contas, ter uma ou mais marcas favoritas é comum. Basta pensar nos amigos e familiares para perceber que há aqueles que preferem uma marca específica de smartphone, outros que admiram uma determinada montadora de automóveis ou, ainda, aqueles que são apaixonados por uma grife de moda.


Em um mercado que se caracteriza pela pluralidade, ou seja, em que os clientes têm um número expressivo de opções para escolher em praticamente todos os segmentos, a construção de uma marca de valor torna-se um dos principais objetivos no momento de criar um novo produto ou de desenvolver um novo serviço.

É justamente no momento da consolidação de uma marca que muitas empresas acabam não atingindo o resultado esperado. Muitas vezes, o produto é bom, inovador e até mesmo revolucionário, mas devido a etapas mal sucedidas no processo de criação, desenvolvimento e lançamento da marca, grandes projetos acabam não conquistando o sucesso merecido.

Quem atua no mundo dos negócios, sabe que não existe receita definitiva para o sucesso. Tudo faz parte de um processo que precisa ser bem construído e edificado. No caso específico das marcas, é necessário expandir os horizontes e perceber que muitos são os detalhes que devem ser levados em consideração.


De acordo com Marcos Sebben, designer e diretor da Design Inverso, “a marca não depende somente de um desenho bonito ou da estética. Existem diversos caminhos para construir uma marca”.


E, sem sombra de dúvidas, um dos caminhos que os profissionais e empreendedores devem trilhar para construir um marca que se torne referência no mercado é a capacitação. Através da ampliação do conhecimento técnico e específico sobre o funcionando e a construção das marcas de sucesso, é possível estabelecer parâmetros e metas a serem alcançadas.

Para auxiliar nessa trajetória, a Sabedorama disponibiliza o curso “A marca como estratégia para gerar negócios de valor” ministrado por Marcos Sabben. Compartilhando o conhecimento adquirido em mais de 15 anos de atuação no mercado, Marcos aborda os tópicos fundamentais que o empreendedor precisa para alavancar seu negócio.


Entre os principais temas abordados estão estratégia das marcas, identidade visual, naming, experiência, valor e os processos de comunicação. Ao aliar a criatividade que é uma característica do empreendedor nacional com as técnicas corretas de construção de marcas, o sucesso torna-se um objetivo ainda mais concreto e real.


#marca #design