top of page

A criação de repertório através das experiências

Atualizado: 25 de out. de 2018

Por Kel Boaretto

-


A criatividade é uma habilidade inerente ao ser humano e amplamente evidenciada ao longo da história. A pirâmide maia Kukulkán, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno e localizada em Chichén Itzá, no México, pode ser analisada como uma prova real dessa ideia.


Construída para servir de templo, a pirâmide possui características que retratam aspectos culturais e religiosos de seu povo e de seu tempo. Mesmo antigamente, a busca por formas criativas de solucionar desafios, como o de construir um local que representasse as crenças e desenvolver um sistema completo de escrita para contar sua história, era superado e vencido pelo talento e pela capacidade das pessoas.


Mas, a verdade é que as grandes ideias nunca vêm do nada. Acredito que, para criar e inovar, é preciso de uma boa dose de inspiração e, recentemente, tive a oportunidade de visitar o México e imergir em sua sabedoria, fazendo da sua cultura e história uma importante fonte de inspiração. As cores tradicionalmente vibrantes, as comidas apimentadas e cheias de sabor, os destinos paradisíacos e os monumentos arqueológicos ricos em cultura, me possibilitaram aguçar os sentidos e voltar para casa com a mala cheia, não apenas de presentes ou lembranças, mas de um repertório amplo de experiências e vivências que impactaram diretamente minha vida pessoal e minha trajetória profissional.


Minha jornada mexicana me possibilitou a certeza de que é fundamental a busca de fontes de inspiração além de nossa atividade ou projeto profissional. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Novo México, pouco antes da “eureca”, ou seja, do momento de descoberta ou do surgimento de uma grande ideia, ondas de relaxamento passam pela parte de trás da cabeça. E estas ondas são ativadas por atividades que relaxam o cérebro. No meu caso, tenho certeza que isso acontece quando viajo.


Portanto, aproveite o poder das experiências além do cotidiano para a criação de um repertório amplo e plural e tenha cada vez mais insights para seus projetos.



Prefere ouvir? Acesse o Sabedorama Talk: Podcast #4 - A Criação de Repertório Atraves das Experiências

0 comentário
bottom of page