A criatividade como diferencial estratégico para professores e estudantes

Por Elizandro Duarte

-


Um dos atributos mais valorizados no mercado de trabalho atual é a criatividade. Profissionais inovadores, capazes de encontrar novas soluções e apresentar caminhos alternativos para as demandas corporativas estão cada vez mais no radar das empresas e organizações.


Existe um segmento, entretanto, em que a importância da criatividade é ainda mais relevante: a educação. Em tempos de internet, celulares e aplicativos de comunicação instantânea, ter a capacidade de prender a atenção e ensinar os alunos é um desafio que exige entusiasmo e inventividade.


No mundo contemporâneo, os professores são agentes de transformação da mais alta importância e, na expectativa de um futuro desruptivo, em que mudança é uma das palavras de orem, a educação precisa ser uma ferramenta vital na sociedade.


No dia 1º de setembro de 2018, a Sabedorama teve o privilégio de ministrar um treinamento sobre criatividade para as professoras da Escola Talentos, prestigiada instituição de ensino localizada na cidade de Joinville, no norte de Santa Catarina. Oferecendo uma educação de qualidade para as crianças do berçário ao ensino fundamental, a escola é uma referência em qualidade e dedicação.


A capacitação tinha como meta potencializar a criatividade nas professoras com o intuito de agregar conhecimentos para que elas pudessem chegar à sala de aula e, assim, despertar também a criatividade nos estudantes.



Kel Boaretto, ministrando o treinamento para as professoras da Escola Talentos de Joinville - SC.


E o elemento fundamental para que esse processo torne-se realidade, ou seja, para que uma professora obtenha sucesso ao estimular as habilidades criativas nas crianças, é justamente o desbloqueio e o desenvolvimento desta habilidade em si mesma. Aprender através dos exemplos é uma das mais eficientes técnicas de educação e, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso, as professoras da Escola Talentos estão ainda mais capacitadas na importante missão de formar futuros profissionais criadores e inovadores.


Estudos voltados à gestão do mercado de trabalho indicam que 65% das profissões do futuro ainda não existem e isso significa, em termos práticos, que é necessário desde já potencializar nas crianças as habilidades ligadas à criatividade para preparar o caminho para o futuro.


O ambiente escolar é perfeito para a troca de conhecimento e para a formação da personalidade das crianças e jovens, por isso, a criatividade pode e deve ser potencializada em todo o processo de aprendizado. Acesse o nosso site www.sabedorama.com e entenda como o conhecimento criativo pode contribuir efetivamente para um aprendizado melhor e mais assertivo.



Professoras da Escola Talentos, no treinamento que aconteceu dia 01 de Setembro de 2018 na Sabedorama.