A criatividade em celebração – Participe da Revolução Criativa


Revista Duo Joinville, Abril 2020 - Coluna Duo Relatos, Por Kel Boaretto

-

O conceito de criatividade é amplo e pluralizado. Afinal de contas, do mundo artístico ao ambiente corporativo, ou dos afazeres cotidianos até às mais elaboradas inovações, que nos possibilitam confortos e facilidades na vida moderna, existe criatividade aplicada.


Gosto de pensar que uma das melhores formas de compreender o que é a criatividade em sua essência é como solução de desafios, entendendo-a como uma característica inerente ao ser humano e que todos nós, mesmo que sem perceber, a utilizamos frequentemente!


A criatividade é um tema tão relevante na contemporaneidade que ganhou uma data especial para ser celebrada. Trata-se do Dia Mundial da Criatividade comemorado em 21 de abril. A data, que foi reconhecida pela ONU - Organização das Nações Unidas no ano de 2017, tem como objetivo principal celebrar e valorizar a importância das ações criativas na sociedade.


No Manifesto pelo Dia Mundial da Criatividade, escrito no ano de oficialização da data, o psicólogo Lucas Foster ressaltou que “se formos guiados pela criatividade, seremos capazes de superar os desafios mais complexos impostos às mais diversas indústrias e segmentos da sociedade”.


Para celebrar a data de maneira especial, no dia 21 e 22 de abril também acontece o World Creativity Day, evento que tem como objetivo conectar 10 milhões de pessoas ao redor do mundo através de conteúdos digitais, visto as circunstâncias atuais, compartilhados por pessoas inspiradoras. (@worldcreativityday)


Assim como aconteceu em 2019, neste ano também tenho a honra de ser uma das inspiradoras que produzirá conteúdos inéditos para esta edição. E você poderá acompanhar tudo através das redes oficiais do World Creativity Day e, também, pelas mídias sociais da @Sabedorama.


Estamos atravessando um momento singular na história, por conta da pandemia provocada pelo convid-19, e a ideia de criar para curar nunca esteve tão em evidência. A capacidade de reformular e reciclar hábitos aliada à criatividade para superar as adversidades serão fundamentais para vencer todos os desafios que vem se apresentando aos negócios.


Numa época marcada pelas mudanças constantes, a criatividade se impõe cada vez mais como uma verdadeira alavanca que de forma simultânea, impulsiona os acontecimentos e as conexões e, também, contribui para a compreensão da evolução humana em sintonia com a busca por um mundo mais sustentável econômica e socialmente.


Saiba mais:

Revista: @revistaduojoinville

Siga: @sabedorama e @kelboaretto, para ficar por dentro de todas as novidades em tempo real.

Texto originalmente publicado na Revista Duo.