A importância do conhecimento de mercado para a atividade empreendedora

Updated: Jan 29



Por Kel Boaretto

-

A gastronomia se tornou uma fonte de inspiração para os programas de televisão na atualidade. Cada vez mais, as emissoras abertas e fechadas, investem em atrações cujo objetivo é transmitir as sensações e os prazeres da boa mesa.


Um tipo de programa que desperta muito interesse dos empreendedores é aqueles em que um chef renomado vai até um restaurante em decadência com o objetivo de capacitar a equipe e transformar o ambiente para que o sucesso retorne ao estabelecimento.

Na parte inicial do programa, em que os proprietários respondem aos questionamentos do chef, fica claro que, na grande maioria das vezes, o restaurante foi montado ou mesmo adquirido sem que os futuros administradores tivessem qualquer noção de atuação no ramo.


Às vezes devido a sonhos e desejos pessoais, outras em função do incentivo de parentes ou familiares e até mesmo na percepção de que o negócio poderia se tornar uma lucrativa fonte de renda extra, os empreendedores acabam investindo em negócios dos quais possuem pouca ou nenhuma informação.


Do ponto de vista estratégico, esse é um dos piores erros na criação de um projeto. É evidente que não é necessário ser um especialista, mas é fundamental conhecer os parâmetros básicos de um negócio para que o mesmo venha a se tornar um sucesso.

Uma forma de obter esses conhecimentos é investindo em capacitação. Nos cursos de aperfeiçoamento, os profissionais recebem orientações importantes que contribuem de forma efetiva para o encaminhamento dos negócios.


Fique de olho na agenda da Sabedorama e, também nos conteúdos 100% gratuitos que compartilhamos em nosso blog e em nossas mídias sociais com objetivo de tornar a jornada do empreendedor um caminho ainda mais assertivo.