A inteligência artificial no cotidiano das empresas e profissionais

Por Elizandro Duarte

-


No cotidiano corporativo, o crachá é uma ferramenta de acessibilidade e segurança. Imagine, porém, se além dessas funcionalidades operacionais, o crachá também pudesse fornecer informações sobre a produção diária de cada profissional, seu nível de estresse ou atenção, sua postura durante o desenvolvimento das atividades e até mesmo o nível de preocupação na sua voz.


Se essa ideia pode parecer futurista para alguns, para uma empresa localizada na região do Vale do Silício, na Califórnia, o projeto já está em avançado estágio de desenvolvimento. Ao analisar os dados de comportamento e respeitando os limites da privacidade individual, a aplicação da inteligência artificial neste caso deve impactar de forma positiva tanto o bem estar dos colaboradores quanto os resultados da organização.


De forma objetiva, a inteligência artificial pode ser compreendida como o ramo da indústria de informática ligado à criação de máquinas inteligentes que através da utilização de uma programação específica possam elaborar decisões entre opções previamente estabelecidas.


Nesse cenário que alia em doses iguais presente e futuro, a criatividade surge como o principal combustível para o fomento dos negócios. Afinal de contas, é praticamente ilimitado o número de inovações que podem se tornar realidade através da aplicação da inteligência artificial.


Se a indústria automotiva foi pioneira ao incluir as ferramentas robóticas na fabricação e montagem de veículos, ao longo do tempo a tendência se consolidou nos mais diversos nichos de mercado. Dos sites que recomendam aos clientes opções de compra conforme o perfil de pesquisa do internauta ao setor de saúde onde médicos são auxiliados por ferramentas tecnológicas no momento do diagnóstico, a inteligência artificial se mostra como um conceito que já se enraizou de forma definitiva na indústria contemporânea.


Para quem almeja entrar nesse mercado, o conhecimento é a ferramenta mais valiosa que existe. Além do conhecimento, a criatividade também é fundamental para a criação de inovações destinadas às mais diversas demandas do mundo corporativo.


Inovação e criatividade também são os principais valores da Sabedorama. Se você é um profissional, confira nossa agenda de cursos e capacitações voltadas ao mercado e se é um empreendedor, solicite uma proposta personalizada para sua empresa e descubra porque o conhecimento é um dos mais importantes e valorizados diferenciais competitivos da atualidade.


Crédito da imagem: Reprodução.