O empreendedorismo e a arte de subtrair para somar

Atualizado: Mar 10

Por Kel Boaretto

-

Não faça suas metas de 2020 sem antes finalizar esta leitura!


Voltei reenergizada após dias deliciosos na Guarda do Embaú, onde pude vivenciar o verdadeiro significado de que menos é mais, no empreendedorismo e na vida!


Afinal, um paradigma ainda bastante atual é a ideia de que mais é sempre melhor e que tudo pode ser melhorado adicionando, sejam coisas ou tarefas. Nossa sociedade tem o consumo como uma característica importante e, impulsionado pelas estratégias de marketing, o desejo de somar se tornou comum entre as pessoas. Mais uma televisão, um automóvel novo ou a abertura de outra filial da empresa é, normalmente, um pensamento positivo.


E ainda, há pensamentos que aumentam consideravelmente nossa autocobrança por fazer mais, como: eu deveria ter realizado mais, deveria ter me jogado mais, deveria ter me aventurado mais, deveria ter trabalhado mais.


Acontece que, na vida cotidiana e, em especial, dentro da realidade empreendedora, esse conceito nem sempre é o ideal. No mundo dos negócios, em que é preciso disciplina para aprender, força de vontade para prosseguir e a mente aberta para encarar as mudanças, muitas vezes, subtrair é melhor do que somar.


Se você duvida, te convido para uma reflexão. Quando pensar em trabalhar mais horas por dia, lembre-se dos momentos únicos que perderá com a família e com os amigos. Quando sentir a urgência de conquistar novos consumidores, pense nas experiências agregadoras que podem ser oferecidas aos clientes atuais com o objetivo de fidelizá-los. Quando decidir ampliar a infraestrutura de comunicação de sua organização, tenha em mente que um telefonema ou um cartão escrito à mão é uma cortesia que, verdadeiramente, não há preço que pague.


Tanto na vida social quanto na atividade profissional, é fundamental uma postura de maior desapego aos bens materiais e, em contrapartida, uma atitude mais focada naquilo que pode ser deixado para trás para que a jornada seja mais leve e harmoniosa.


Diversos nichos de mercado já perceberam que menos é mais e, de forma contínua, criam soluções e alternativas de consumo que se enquadrem nesse raciocínio. Da arquitetura ao turismo ou da tecnologia à gastronomia, o foco vem se ampliando naquilo que é essencial, potencializando o valor da experiência no lugar da acumulação, de bens materiais ou até mesmo de tarefas.


Esta vivência na Guarda me fez perceber, com clareza, que um dos caminhos em busca da felicidade passa pelo sentimento de subtrair. Afinal de contas, menos produtividade significa mais intensidade; menos padronização representa mais personalidade e menos conexão digital requer mais imersão e conhecimento.


Para os empreendedores que iniciam o ano novo com a vontade renovada e o desejo de conquistar seus sonhos, fica uma recomendação: em 2020, definitivamente, subtraia para somar.

-

DICAS


Para sua lista de metas 2020: subtraia para somar.


Para se inspirar: Conheça a Guarda do Embaú/SC, fica somente a 210km de Joinville/SC.


Aonde se Hospedar:

· Piratas do Embaú: para você que deseja conexão com a natureza, dormindo com o som do vento e acordando com o som dos pássaros, sem abrir mão de uma excelente localização. (@piratasdoembau)

· Container Eco Guarda: uma pousada criativa construída com containers para quem deseja uma experiência autêntica, com pé na areia e sorriso no rosto. (@pousadacontainereco)


Aonde comer:

· Guarda Gosto: restaurante especializado em frutos do mar, com pescados provenientes da Costa Catarinense. (@guardagosto)

· Big Bamboo: com variedade em frutos do mar, é um restaurante que prioriza alimentos orgânicos e valoriza o produtor local. (@bigbamboo.guarda)


O que fazer: conhecer o comercio local, fazer trilhas ecológicas, passear de barco a remo pela travessia do rio, e aproveitar a praia!


Vale saber: Diz a lenda que um navio pirata séculos atrás, naufragou na Guarda do Embaú com muitos tesouros. Os piratas, por este motivo, enterraram seus tesouros, guardados em baú, na costa, o que deu origem ao nome da localidade.

Saiba mais

Revista: @revistaduojoinville

Siga: @sabedorama e @kelboaretto, para ficar por dentro de todas as novidades e acompanhar em tempo real o #sabedoramanamala


Texto originalmente publicado na Revista Duo.