Como a tecnologia influenciará os negócios no futuro


Por Elizandro Duarte

-

Uma questão comum a muitas pessoas que tem a vontade de criar um negócio é escolher qual o segmento de mercado irão atuar. Essa decisão é importante, pois, ao mesmo tempo, é necessário unir a paixão pelo que se faz com a oportunidade e a possibilidade de ter obter um bom retorno financeiro.


Nesse sentido, analisar as tendências de mercado e perceber quais os setores da economia que tem mais perspectivas de crescimento pode ser uma ferramenta valiosa para definir em que nicho atuar.


Para auxiliar os empreendedores nessa tarefa, o Fórum Mundial Econômico, produziu o relatório Futuro do Trabalho que indica que aproximadamente 65% das crianças que estão no primário poderão trabalhar em profissões que ainda não existem. Isso significa de forma clara que a sociedade atravessará profundas mudanças nos próximos anos.


E um dos setores que protagonizará essas mudanças no campo econômico é o de tecnologia. Profissões e empresas ligadas ao setor tecnológico devem ampliar ainda mais sua participação no cenário econômico de acordo com as perspectivas atuais do mercado.


Um aspecto que torna amplamente interessante o investimento em organizações que atuam na área e a busca por capacitação é que o retorno financeiro para quem atua no setor tende a ser bem interessante, já que é cada vez maior o número de empresas que contratam esse tipo de serviço.


Desenvolver softwares e aplicativos e atuar na análise de sistemas e banco de dados estão entre as principais demandas profissionais dos próximos anos e quem prestar um serviço de qualidade na área se destacará.


A tecnologia terá um papel cada vez mais significativo no futuro e cabe aos empreendedores de qualquer segmento se preparem para fazer dela uma verdadeira aliada nos negócios.