Como fazer sucesso no mercado de alto padrão

Atualizado: 4 de Ago de 2018

Por Elizandro Duarte

-


O mercado de alto padrão é um segmento ideal para quem busca empreender. Uma escola de inglês, por exemplo, pode se posicionar como um centro de ensino voltado a esse público, assim como um salão de estética que através de investimentos em capacitação e inovação pode se tornar uma referência no mercado premium.


Um dos pontos fundamentais no momento de apostar no setor de luxo é perceber que esse mercado mantem bons resultados mesmo em tempos de oscilação econômica. No ano passado, enquanto a maioria das empresas brasileiras registrou queda no seu faturamento, as organizações que atuam no segmento de alto padrão demonstraram crescimento em relação a 2016 e as previsões para esse ano indicam um aumento na ordem de 2,5%.

Esse cenário de otimismo se deve ao retorno da confiança dos clientes e consumidores após a grande instabilidade econômica e política que o país atravessou nos últimos anos. Com um público interessado em consumir e uma visão empreendedora de negócios, é possível fazer sucesso no setor.


Estamos a poucos dias da Páscoa, época em que naturalmente o ânimo de presentear familiares e amigos tende a aumentar. Dessa forma, uma boa ideia seria investir na produção de chocolates e ovos de qualidade, com diferenciais estratégicos e alto valor agregado é uma boa maneira de entrar no mercado. Com o sucesso inicial, o passo seguinte é a profissionalização através de capacitação, da elaboração de um planejamento estratégico, da consolidação de uma marca e de uma atuação assertiva nas mídias digitais como ferramenta prioritária de divulgação.


Para os profissionais que buscam uma posição de prestígio, há também muitas oportunidades disponíveis. Setores como o turismo, a gastronomia e as áreas ligadas à saúde e à beleza apresentam tradicionalmente bons resultados e são setores em que a oferta de vagas tende a ser positiva. Entretanto, vale mais uma vez destacar, que a capacitação profissional é fundamental para quem quer atuar na área. Disposição, boa vontade e profissionalismo são qualidades importantes, mas sem o conhecimento de mercado e das estratégias de atuação no setor premium a possibilidade de sucesso diminuiu bastante.


Atualmente, o setor de luxo é uma importante alavanca de desenvolvimento econômico em diversos países e, no Brasil, isso não é diferente. Algumas das mais importantes marcas e grifes de alto padrão do mundo estão percebendo cada vez mais a importância do mercado nacional e apostando em diferenciais para atrair e fidelizar os consumidores.


Seguindo esse exemplo, empreendedores e profissionais brasileiros também podem almejar fazer sucesso nesta área, desde que atendam as especificidades do mercado. Um pet shop que oferece tratamentos diferenciados para os animais de estimação, uma oficina mecânica especializada em veículos de alto padrão ou uma boutique com os melhores e mais icônicos perfumes e cosméticos do mundo são exemplos de negócios voltados ao mercado premium com grande expectativa de retorno e ressaltam como os empreendedores e profissionais podem se realizar pessoal e financeiramente atuando neste segmento que harmoniza sonhos, desejos e bons resultados.


Crédito da imagem: Reprodução.


#mercadodeluxo #premium