DO JEITO QUE ESTÁ NÃO VAI DAR CERTO

Revista Duo Joinville, Agosto 2020- Coluna Duo Empreendedorismo, Por Kel Boaretto

-

Estamos passando por um momento de grande transformação, onde mudar é fundamental e por isso a Revista DUO esteve comigo, Kel Boaretto, e mais 9 mulheres empreendedoras, para compreender de que forma estamos fomentando um movimento tão significativo socialmente, no tempo e hora em que as pessoas mais precisam.




Por Kel Boaretto

Fotos Carol Costa Fotografia





Sabedoria, criatividade e amor. Além de serem palavras fundamentais para quem deseja seguir relevante e competitivo em um mundo dinâmico, complexo e ambíguo, são os pilares da Sabedorama, empresa pioneira em Empreendedorismo Criativo no estado de Santa Catarina, que fomenta um movimento de mulheres que fazem diferente para fazer a diferença e com isso de forma inovadora, em meio a uma pandemia mundial, vem transformando milhares de vidas através da democratização do conhecimento.

Trata-se do Livro Interativo para Empreendedoras que carrega o título desta matéria: Do Jeito Que Está Não Vai Dar Certo. O mesmo, que tem base cientifica, viés social e conta com 4 ciclos de aprendizagem e mais 20 saberes para ler e reler, é escrito por mulheres reais que acreditam que compartilhar é a melhor forma de somar, pois quando vivências são contadas com vulnerabilidade, mais mulheres ganham coragem e espaço para serem também protagonistas das suas próprias histórias!


Conheça algumas destas personagens da vida real:


ADRI GRAPER

-

Siga @euadrigaper

Idealizadora da Empório Raizeira

“Tudo o que desejo o universo traz.”

Adriana Graper mostra, através da sua narrativa presente em Do Jeito Que Está Não Vai Dar Certo, que nunca é tarde demais para começar. Ela abriu seu negócio aos 49 anos e por mais que antes disso já tivesse cursado biologia, nutrição e trabalhado de diversas formas e lugares, ainda hoje se considera e constante aprendizado e evolução!

Adri, que sempre teve o desejo de ter seu próprio negócio, acredita que mais cedo ou mais tarde quando jogamos nossos desejos para o universo eles retornam reais para nós, no tempo e hora certa! E afirma: “a vida é feita de picos e vales, nos vales são os aprendizados e no pico é quando nossos sonhos são realizados.”

Por fim ela deixa uma importante mensagem: “Se você está no vale, não se preocupe. Nada é fixo e permanente! Busque aprender e tirar o melhor disso.”



ALE LOBO

-

Siga @alelobo

Criadora de Conteúdo e Colunista Social


“Me ponho em movimento impulsionada pela fé.”

Ale Lobo é uma mulher de muita fé e sem ela certamente não estaria de pé. Passou por diversas tragédias familiares e perdas, quase faleceu devido a uma septicemia, mas sempre escolheu se levantar e seguir em frente e hoje, através da sua história e estilo de vida, inspira milhares de mulheres a ter uma vida plena, saudável e em constante movimento, o que para isso não importa a idade e as dores do passado. Ela afirma: “Com quase cinquenta anos sigo me sentindo jovem e quero que assim seja aos 60, 70, 80 e assim por diante!”

São quase cinquenta anos de inúmeras renovações, reinvenções e mudanças. Ale certamente não tem medo do novo e abraça novos projetos com o entusiasmo de quem estivesse começando uma nova carreira, pois sabe que tudo que faz, por menor que seja, sempre existe algo maior por trás e complementa: “Acredito que tenho uma missão aqui na terra.”


DANI FACHINI

-

Siga @dani__fachini

Engenheira Ambiental e Idealizadora da Ecoprotech


“Sou capaz até do que não imagino.”

Dani é exemplo de amor pela profissão e dedicação. Ela definitivamente vive o que prega e não tem medo de trabalhar duro. O trabalho nunca lhe assustou, pois quando há uma situação a qual não sabe solucionar ou algo dá errado, aprende e se desenvolve, o que a faz estar em constante movimento e evolução. Por isso recomenda que você quanto empreendedora faça o mesmo, acredite em si mesma inclusive quando não dá certo. Ela entende que nem sempre o que fazemos vai dar certo e está tudo bem, por isso ressalta: “muitas vezes iremos precisar recalcular a rota para alcançar o que desejamos.”

Quando resolveu se aventurar no empreendedorismo descobriu a importância do planejamento, que hoje contribui para que problemas em sua trajetória sejam antecipados, oportunidades sejam levantadas e maior clareza seja estabelecida, para em casos de imprevistos, como o que estamos vivendo, seja mais fácil reorganizar as ideias e seguir em frente.


GISELI LAUREANO

-

Siga @giseli_laureano

Sócio Proprietária da Laureano Imóveis


“Minha persistência realizará o impossível”

Giseli tem 39 anos é casada, mãe de 3 filhos e avó. Ela teve filhos muito cedo o que à fez ter grandes responsabilidades desde muito nova. É formada em direito e atualmente empresária no ramo imobiliário. Ao longo de toda sua carreira vem exercendo papéis de liderança, tanto na Laureano Imóveis, onde é sócio proprietária, quanto em associações empresariais.

Com sua alegria contagiante conta que para ela é um sonho realizado ter sua história registrada em um livro: “É emocionante, pois sei dos desafios e da força necessária para seguir em frente. Não é fácil. Ser empreendedora exige conhecimento, criatividade, resiliência, amor e, principalmente, persistência. E sou realizada por poder dar essa força à tantas mulheres para que sigam em frente!” Por fim, ela deixa um importante recado: acredite em você e saiba que sua persistência realizará o impossível!


JACK SIMONÉIA

-

Siga @jacksimoneia

Visagista e Diretora no Grupo Simonéia


“Minha beleza se manifesta de dentro para fora”

O trabalho de Jack está diretamente associado a tudo que envolve beleza e é através dele que ela inspira milhares de mulheres pelo Brasil, mas nem sempre foi assim. Antes disso ela precisou ser inspiração para si mesma, como mulher, mãe, esposa e profissional e por tanto afirma: foi preciso restaurar todas as áreas do meu coração e amar inclusive minhas próprias falhas para hoje ser uma mulher segura dos seus sentimentos e pensamentos.

Ela ressalta ainda que não devemos nos abandonar por errar: todos nós somos seres humanos e por tanto somos falhos. Precisamos aprender com os erros, enxergar nossas qualidades e exalar o nosso melhor, de dentro para fora.

Jack entende que este momento que estamos vivendo significa pensar uma nova versão de nós mesmas e do nosso negócio, por isso se você estava esperando a hora certa saiba que a hora da mudança é agora!



LUCIANA HOMRICH

-

Siga @lucianahomrich

Idealizadora da Conecta Projetos


“Faço o que amo e transformo o mundo!”

Luciana é daquelas mulheres que quando querem fazem por onde, nem que seja preciso ir bem longe! Ela acredita verdadeiramente que é possível transformar o mundo em um lugar melhor e luta por isso diariamente frente a Conecta Projetos, e afirma: “é um grande desafio e sei que de certa forma pode até parecer utopia, mas quando unimos forças o resultado acontece. Sozinha realmente nada se faz.”

Por isso, com muito entusiasmo ela compartilha em sua narrativa intitulada “transforma(ção)” a importância de fazermos escolhas que não só dependam do retorno financeiro, mas que realmente nos façam sentido e tragam significado para nossa existência, pois foi desta forma que ela encontrou a possibilidade de fazer o que ama e transformar o mundo ao mesmo tempo. Por fim recomenda: “Una seu porquê a alguma causa e siga em frente, pois arrisco dizer que os impactos sociais gerados através do empreendedorismo inovador feminino tendem a ser positivos e significativos.”


MARGARET PAIM

-

Siga @margaretpaim

Jornalista de Diretora do Jornal Correio Francisquense


“O encorajamento permite criar os elos construtivos de minhas ambições.”

Margaret é uma mulher que não chegou aonde está por acaso. Veio de uma família humilde de seis mulheres e foi com muita luta e desafios que alcançou seu sonho de hoje dirigir um jornal referência na região: o jornal Correio Francisquense. E afirma: “foi tudo que isso que passei, que fez com que hoje eu pudesse inspirar outras mulheres através da minha história, mostrando que sim é possível. Nós podemos!”

Com quase cinquenta anos ela confessa que é normal se questionar: será que sou capaz ainda, mesmo com tantas mudanças e inovações que vem surgindo na forma de trabalhar? Mas faz um pedido para que você se lembre que dentro de você tem algo muito grande e especial. E diz: “Você tem um passado! E essa escadinha que você construiu não é por acaso.”

Ela acredita que suas próprias ambições se tornam norte em seu caminhar e força para seguir fazendo sua parte por um mundo melhor!


MONIQUE MOHR

-

Siga @eumoniquemohr

Administradora Virtual e Idealizadora da Mohr Admv


“Se preciso mudo. Transformo. Renasço.”

Se você empreende ou deseja empreender e maternar não deixe de ler a narrativa de Monique em Do Jeito Que Esta Não Vai Dar Certo, que vem inspirando inúmeras mulheres que se identificam com as dores e delícias de viver o que ela passou. Após o nascimento do Rafael ela desejava ganhar seu dinheiro, sair de casa, falar de assuntos que não envolvessem a maternidade. Respirar novos ares. Mas a dúvida era: como conseguir trabalhar e maternar?

Ela se tornou exemplo de que é possível equilibrar os pratinhos e fazer renascer uma nova mulher e profissional sempre que preciso, e garante: “a maternidade fez renascer em mim uma nova Monique. Dona da sua própria empresa e com muito mais garra.”

Neste ano de 2020 são dois anos de Mohr Admv e realização por não deixar de lado nenhum dos seus papéis a faz se sentir realizada e completa em todos os sentidos.



RUTE POGAN

-

Siga @rutepogan

Co-Founder XYZ Coworking e 30 looks


“Entrego, confio e empreendo.”

Rute é uma empreendedora que acredita no poder e força da colaboração e por tanto não poderia estar fora de um projeto que une a história de 20 mulheres empreendedoras de forma tão inspiradora, e diz: “para mim é um imenso privilégio deixar minha história registrada em um livro à fim de contribuir com mais pessoas! É meu legado.”

Ela acredita ainda que toda mudança começa por ela mesma, por isso busca diariamente em sua vida pessoal e profissional ser exemplo e frente ao XYZ Coworking e a 30 Looks - um guarda roupa compartilhado de peças casuais, ela encara com coragem o fato de liderar e assumir riscos, pois se não der certo “bola pra frente”.

Criativa e sempre disposta a fazer diferente, ela coloca Deus à frente de todos os seus projetos entregando, confiando e só assim empreendendo e cré que este é real motivo de seu sucesso!



Saiba mais:


As histórias completas destas e outras mulheres inspiradoras você encontra no Livro Interativo para Empreendedoras: Do Jeito Que Está Não Vai Dar Certo.


Acesse sabedorama.com/livrosabedorama | @sabedorama

Revista: @revistaduojoinville

Siga: @sabedorama e @kelboaretto, para ficar por dentro de todas as novidades em tempo real.



Texto originalmente publicado na Revista Duo.