O panorama do empreendedorismo para 2020

Updated: Jan 29


Por Kel Boaretto

-

O fim de ano é o período ideal para celebrar os bons resultados conquistados e, também, para reavaliar e rever as estratégias. Outra atividade importante nesse momento é verificar o panorama e as perspectivas do segmento de atuação com o objetivo de se planejar de forma adequada para o novo ciclo que se inicia em breve.


Para os empreendedores, a chegada de um novo ano tende a motivar a criação e o desenvolvimento de novos negócios. Mas, uma pergunta sempre se repete: o ano que se inicia será bom para a atividade empreendedora?


Não existe como prever com exatidão o futuro, mas, com as informações disponíveis é possível criar planejamentos e formas de atuação que nos encaminhem em direção ao sucesso. Após um período de retração econômica, 2020 deve se iniciar com uma previsão de crescimento do PIB – Produto Interno Bruto superior a 2,3%. Esse número positivo indica que a economia deve se aquecer em seus diversos nichos de mercado.


A diminuição das taxas de juros, a redução da inflação e uma maior expansão do crédito também são aspectos que devem incentivar o surgimento de novos negócios, já que o empresário volta a confiar de maneira mais efetiva no crescimento do mercado.


A primeira edição do Brazil Digital Report, publicada neste ano pela empresa de consultoria McKinsey identificou que, no país, aproximadamente 39% dos brasileiros estão à frente do seu próprio negócio e setores como a alimentação e o vestuário tendem a ser os mais procurados pelos novos empreendedores. Outra conclusão do relatório é que 2020 deve ser o ano das startups em todo o país.


E uma característica que define as startups é a criatividade. É através de uma visão global e criativa do mercado que essas empresas encontram formas de atender as demandas de seus clientes e, assim, desbravar novos territórios em busca do sucesso.


O próximo ano também deve ser marcado pelo crescimento do conceito do trabalho por propósito, ou seja, além do resultado financeiro, cada vez mais os empreendedores e intraempreendedores buscam formas de contribuir ativamente para o ganho de toda a sociedade.


Não existe uma receita única para o sucesso, por isso, é importante que os empreendedores percebam que criatividade, força de vontade e crença no sucesso continuam sendo o tripé fundamental que impactará significativamente os negócios em 2020.