O que é necessário saber antes de criar um novo negócio

Atualizado: Mar 3

Por Elizandro Duarte

-

A atividade empreendedora é um somatório de força de vontade, capacidade de realização, resiliência frente aos obstáculos e dedicação extrema. Entretanto, muitos empreendedores quando estão iniciando um novo negócio, acreditam que essas qualidades serão suficientes para fazer um projeto dar certo.


Sem dúvidas, as capacidades descritas no primeiro parágrafo são vitais para todo empreendedor, porém, no momento de iniciar um novo negócio, é absolutamente fundamental contar com ferramentas administrativas que auxiliem o processo e, entre elas, o bussines plan é uma das mais importantes.


Como fica claro na própria nomenclatura, o bussines plan se trata, efetivamente, de um plano de negócios em que serão descritas algumas das principais informações que se espera obter no novo empreendimento. Valores referentes às receitas e despesas, a quantidade de clientes necessárias para se obter o ponto de equilíbrio e ultrapassa-lo, a remuneração que será investida inicialmente para dar início às atividades e outros dados fundamentais que tem o papel de mostrar a viabilidade do projeto.


É importante esclarecer que a elaboração de um plano de negócios não deve ser vista pelo empreendedor como um simples exercício teórico, uma espécie de burocracia administrativa. Essa ferramenta tem vital importância no desenvolvimento de qualquer negócio e, se for bem feito, tem um papel estratégico dentro das futuras tomadas de decisão.


O conhecido inventor norte-americano Thomas Edison afirmou certa vez que o “sucesso é constituído por 10% de inspiração e 90% de transpiração”. Ou seja, é fundamental a garra e o desejo em busca dos objetivos, mas trabalhar de forma árdua e contar com as ferramentas de gestão para cada ocasião tem igual importância. E, nesse processo, o bussines plan ocupa uma posição de destaque.