O tempo como o mais valioso recurso da atualidade

Updated: Mar 3


Por Elizandro Duarte

-

Entre os principais motivos que levam as pessoas a abrirem um negócio próprio estão a busca pela independência econômica e a possibilidade de trabalhar com algo que lhes dá prazer. Ou seja, unir o retorno financeiro com a vontade de fazer aquilo que se gosta faz parte da base de todo empreendedor de sucesso.


Entretanto, outro recurso vem ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é o cotidiano do mundo corporativo: o tempo. A flexibilização da jornada de trabalho vem mudando de forma significativa os negócios em todo o mundo e prova disso é que semanas de trabalho com apenas quatro dias já são realidade em muitos países.


No Brasil, a discussão vem ganhando fôlego especialmente após as mudanças da legislação trabalhista aprovada pelo atual governo. Independente do posicionamento político ou ideológico, pesquisas apontam que dedicar o tempo em atividades que não sejam laborais tem impacto positivo social e economicamente.


Menos horas de trabalho talvez não comprometa a produtividade. Menos horas de trabalho pode envolver menos custo de mão de obra. Empregadores e funcionários se beneficiam com isso”, afirma o professor de economia de Stanford, John Pencavel, que estuda o tema.


O tempo se tornou um dos principais recursos da atualidade e, não raro, é mais valorizado que o próprio dinheiro. Imagine um empresário de grande sucesso que administra uma organização de grande porte, mas que é impedido de passar momentos de qualidade com a família e amigos devido aos compromissos profissionais.


A ideia do executivo atarefado reflete muito bem a importância que o tempo tem em nossas vidas. De nada vale muito dinheiro se não sobram momentos para compartilhar com as pessoas que se gosta, não é mesmo?


Não existe uma fórmula matemática que indique quanto tempo livre é necessário para uma boa qualidade de vida, mas, vale ressaltar que se os negócios estiverem indo bem, mas o empreendedor não dispõe de algumas horas por dia para passar um tempo de qualidade com a família, a equação não está correta.


Dedique-se em busca do sucesso, porém, jamais deixe de dedicar tempo a quem você ama.