O valor das habilidades profissionais no mundo corporativo

Atualizado: Mar 3




Por Elizandro Duarte

-

Uma das características que definem o mundo corporativo na atualidade é a competitividade. Não existe ramo ou nicho mercadológico em que a competitividade não tenha papel decisivo na criação ou na formatação dos negócios.


E, sem sombra de dúvidas, uma das melhores maneiras do profissional se diferenciar neste mercado é através da potencialização de suas habilidades. Iniciativa, flexibilidade, autoconfiança, empatia e liderança são algumas habilidades fundamentais para o sucesso dos empreendedores ou dos intraempreendedores.


Com o objetivo de identificar qual é a habilidade mais valorizada no mundo dos negócios, a Revista Forbes elaborou uma pesquisa que foi realizada junto a importantes organizações. Entre os entrevistados estavam profissionais de áreas distintas como vendas, marketing, administração e tecnologia da informação.


E, segundo o estudo, o resultado apontou que a habilidade de escrever é, dentro do mundo corporativo, a mais valorizada pelas empresas e organizações. Se, a primeira vista, pode até parecer surpresa, a constatação reflete de maneira clara o cenário atual. Em uma época dominada pelas relações através das mídias sociais e pela informação sendo produzida em escala jamais vista, quem tem a capacidade de transformar dados em conteúdos de valor, certamente, terá destaque.


Para desenvolver de maneira positiva essa habilidade não existe muito segredo: é preciso ler e escrever muito. Se para os profissionais é comum a leitura, afinal de contas o brasileiro é um dos povos mais ligados às redes digitais em todo o mundo, é fundamental também exercer a redação sempre que possível.


Criar conteúdos claros, que sejam lidos de forma dinâmica e prazerosa e, acima de tudo, que despertem o interesse dos leitores é uma ferramenta estratégica para o sucesso dos empreendedores e, também, para os intraempreendedores que almejam trilhar sua trajetória dentro de uma organização.