Os desafios e encantos da atividade empreendedora

Atualizado: Mai 26

Revista Duo Joinville, Maio 2020- Coluna Duo Relato, Por Kel Boaretto

-


Para ser uma empreendedora é necessário ter força de vontade, resiliência e uma enorme capacidade para superar os desafios que se apresentam. Em contrapartida, o empreendedorismo também possibilita aliar a satisfação pessoal com a busca de um propósito profissional, além de outros sentimentos que tornam a jornada envolvente e encantadora.


Essa dualidade de sensações tem na trajetória de Maria Salete Santos Nascimento, empreendedora e coautora do livro interativo Do Jeito Que Está Não Vai Dar Certo, um reflexo fiel. Atuando na área de decoração e atendendo um público amplo, Salete afirma que busca através da Cantos Encantos “proporcionar beleza aos ambientes, aconchego, um toque de personalização e conforto”, fazendo com que uma residência se torne um verdadeiro lar.


A atividade empreendedora começou cedo em sua vida. “Percebi que gostava de vender, de me relacionar com as pessoas. Sempre trabalhei no comércio e, após me casar, me mudei de cidade. Foi nesse momento em que resolvi apostar de fato no empreendedorismo confeccionado lembrancinhas para recém-nascidos e batizados”, relembra a empresária.


Assim como ocorre na trajetória de muitas empreendedoras, a mudança sempre foi um elemento motivador em sua carreira. O olhar atento às mudanças do mercado, a busca por novos produtos, a compreensão da evolução do perfil dos clientes, e a ampliação constante do mix de soluções para decoração são algumas das formas que Salete encontrou para tornar a mudança um hábito positivo em sua gestão.


Apresentando em sua loja uma diversificada linha de produtos, Salete destaca que é fundamental para quem atua no segmento de vendas ter o foco no cliente. “Sinto uma satisfação enorme em contribuir na realização dos sonhos dos meus clientes e acredito que um bom vendedor, primeiramente, precisa gostar do que faz e de se relacionar com pessoas. É necessário também conhecer os produtos para garantir segurança e confiança ao cliente” reflete a empresária a respeito dos atributos fundamentais de sua profissão.


Para as empreendedoras que buscam atuar no segmento de decoração, Salete ressalta que a inovação é essencial para se destacar. “Não tente copiar o concorrente. Tome suas decisões baseadas naquilo que você acredita. Assim, você não correrá o risco de vender produtos errados ou que não atendam as necessidades dos clientes”.


Com a certeza de que a satisfação na hora da compra “está diretamente relacionada com a compreensão da personalidade do cliente e entender esse delicado equilíbrio é fundamental para criar ambientes perfeitos e funcionais”, Salete empreende há mais de três décadas sempre encantando todos que cruzam o seu caminho.

#3 DICAS


- Não descarte seus talentos. Faça o que você ama e o trabalho será prazeroso!

- Mude, inove, mas não desista. Persista, buscando conhecer cada vez mais sobre seu produto/serviço.

- Foque sua atenção nas necessidades do seu cliente e antecipe suas necessidades e sonhos. A recompensa virá!


Saiba mais:

Revista: @revistaduojoinville

Siga: @sabedorama e @kelboaretto, para ficar por dentro de todas as novidades em tempo real.


Texto originalmente publicado na Revista Duo.