Texto originalmente publicado na Revista Duo Joinville, Novembro 2020 - Coluna Empreendedorismo, Por Kel Boaretto

4 passos para ser mais criativa de forma leve e descomplicada.
Como dia 17 de novembro se comemora o dia dia da criatividade, dedico minha coluna deste mês para falar especificamente sobre ela, de uma forma leve e descomplicada, assim como acredito que tudo deve ser!
Em outubro foi aniversário do meu irmão, Gustavo Boaretto, e postei, nos stories, em meu instagram (@kelboaretto), fotos de quando eu o copiava! Eu queria ser IGUAL ele. Queria ser skatista, surfista, tocar instrumentos, cantar bem e inclusive cortei o cabelo para ficar "identica" a ele.
Ah! Sem contar da vez que ele pegou cachumba e o abracei até pegar também, ou quando ele quebrou o braço e eu o dedo e ambos engessamos. Mas dessa vez foi consciência, ou quem sabe força do pensamento! (Rs)
Já faz tempo que desisti de copia-lo. Que bom! Até mesmo por que eu não levava jeito algum para ser ele. E hoje só sei admirar (e muito) seus talentos! Mas o mais legal, além da paciência dele em ter uma pentelha ao lado, é que meu pais nunca falaram que eu não podia fazer algo do tipo por ser "coisa de menino", o que foi divertido e ao mesmo tempo importante, pois de quebra, neste caminho, fui descobrindo os meus próprios talentos e reais intereses!
E é justamente por este motivo que estou te contando essa história. Tudo isso é para te falar que se você quer ser de fato CRIATIVA e por consequência AUTÊNTICA, você deve começar copiando! Copie, copie, copie. Ao final da cópia você vai encontrar a si mesma, como já dizia Yohji Yamamoto.
"Nós aprendemos a escrever copiando o alfabeto. Músicos aprendem a tocar treinando escalas. Pintores aprendem pintar, reproduzindo obras-primas." Então, com base nesta frase do autor Austin Kleon, espero te fazer refletir sobre como criar o que você deseja ser ou fazer, afinal além de nada ser 100% original, pois somos retalhos do nosso repertório, nem a melhor cópia é 100% identica.
Perceba que se eu, ao invés de copia-lo resolvesse esperar sentada, até descobrir quem eu realmente era ou tinha competência para fazer, possivelmente ainda não teria todas as respostas. E por mais que eu o copiasse, meu "jeitinho" sempre estava ali, e com o tempo eu e o descobri por inteiro, externei e hoje estou aqui!
#4 DICAS PARA COMEÇAR AGORA MESMO
1. Escreva o nome de 3 a 5 pessoas as quais você admira muito!
2. Anote o que você gostaria de copiar de cada uma delas.
3. Misture e coloque a mão na massa!
4. Registre o que descobriu sobre você mesmo(a), neste caminho.
Texto originalmente publicado na Revista Duo.