UM CONVITE PARA CELEBRAR SUA PEQUENITUDE

Revista Duo Joinville, Outubro 2020- Coluna Duo, Por Kel Boaretto

-

Já que neste mês de outubro celebramos o dia da crianças, escrevo minha coluna deste mês como um convite para você, mulher adulta, homem adulto, celebrar sua pequenitude, sem medo. Perceba, que aqui não estou lhe falando para você voltar a ser criança, estou fazendo um chamado para você se voltar a si mesmo e entender o quão pequeno éis. E não tem nada de errado com isso, diferente do que lhe fizeram acreditar!


Estive, alguns dias atrás, em Campos do Quiriri, um imenso campo natural com mais de 100 milhões de metros quadrados ainda em estado praticamente selvagem. Lá do alto eramos só nós, eu e meu marido, ao som do vento, cercados por uma natureza exuberante, uma paz indescritível e um sentimento único de alívio pela nossa pequenitude em meio a imensidão.


Perceba que quanto mais crescemos, mais idade ganhamos, mais peso nas costas levamos. Aumentamos nossas responsabilidades mais do que elas por si só crescem com o tempo e ainda, acreditamos que devemos ser capazes. Capazes de tudo! Acreditamos que devemos ser super-heróis e super-heroínas diariamente. Não preciso nem lhe dizer que está conta não fecha, não é mesmo?


E então, quanto mais sabemos, quanto mais procuramos saber, quanto mais observamos e olhamos para o todo, menores nos tornamos. E que bom! É com felicidade que lhe convido a observar deste ponto de vista, lá do alto ou até mesmo aqui de baixo, de onde quer que você esteja, e celebrar o fato de sermos pequenos ao ponto de caber em nossa própria grandeza.


Nós somos parte. E não o todo. E quando entendemos isso passamos a dar valor a nossa pequenitude. Passamos a agradecer a toda e qualquer coisa que nos transborda e todas as outras que o vento leva.


Passamos a descarregar pelo caminho o peso que vinhamos juntando ao longo dos anos. Passamos a ser super heróis e super heroínas ao nosso modo, do nosso jeito. De um jeito humanamente possível e consciente. Consciente de quem somos, de onde estamos e que pequenos somos.


Feliz mês das crianças!


Saiba mais:Revista:@revistaduojoinville

Siga:@sabedorama e @kelboaretto, para ficar por dentro de todas as novidades em tempo real.


Texto originalmente publicado na Revista Duo.