Um Feliz Natal a todos os empreendedores e empreendedoras


Por Kel Boaretto

-

Independente da orientação religiosa, o período natalino é um momento especial. A decoração colorida das lojas e das casas aliada a potencialização da ideia de compartilhar sentimentos faz do último mês do ano uma época perfeita para as boas ações.


Para as empreendedoras e empreendedores, o Natal pode ser um importante vetor de crescimento. Diversos segmentos de mercado, especialmente aqueles relacionados com o setor varejista, de forma tradicional têm suas vendas e seu faturamento ampliados devido às tradicionais compras natalinas.


Do ponto de vista simbólico, as reflexões sobre o nascimento de Jesus também podem contribuir para uma revisão dos valores e das ações praticadas e, principalmente, para buscar caminhos e trajetórias ainda mais assertivas para o ano que se inicia em breve.


No Natal se celebra renascimento e renovação e esse sentimento também encontra paralelos no universo corporativo. Renovar o interesse pelo seu negócio, propor formas mais modernas de realizar as ações, motivar a equipe de trabalho e revigorar as relações com colaboradores e fornecedores são atitudes que tendem a trazer resultados extremamente positivos para empresas de qualquer setor.


Além disso, o momento também é ideal para compartilhar. Se, na vida familiar, é comum a troca de presentes, no mundo empresarial é possível também compartilhar conhecimentos e agregar novos parceiros. Em um mercado que se caracteriza pela pluralidade, parcerias e uniões podem se consolidar como autênticas estratégias de sucesso.


E, por fim, jamais se esqueça de que menos pode ser mais. Em uma época marcada pelo consumo, tanto no ambiente social quanto no universo corporativo, entender que, muitas vezes, subtrair é a melhor forma de somar é uma atitude libertadora.


Feliz Natal e que todos os seus desejos se realizem!